A sigla MDF significa “Medium Density Fiberboard” e consiste em uma chapa de madeira de fibra de média densidade produzida a partir de um processo de aglutinação com a ajuda de resinas sintéticas e aditivos. As chapas são posteriormente coladas umas sobre as outras com resina e depois fixadas através de pressão. O resultado final é uma chapa ou painel de madeira de aspecto homogêneo e textura suave.

O fato das placas serem homogêneas e não apresentarem nódulos permite que a madeira seja cortada em qualquer direção, possibilitando um acabamento mais elaborado, com entalhes e bordas arredondadas. Além disso, os móveis de MDF podem ser revestidos com diferentes materiais (entre eles estão a fórmica, a pintura e as lâminas de PVC).

Apesar de ser um material vantajoso do ponto de vista de acabamentos mais elaborados, e de se tratar de um produto considerado ecologicamente correto, as placas ou painéis de MDF são frágeis e por isso alguns cuidados precisam ser tomados para preservar a peça e garantir que ela tenha uma durabilidade maior.